AMIGOS FRIBURGUENSES PRESTAM HOMENAGEM AO MESTRE –
O ativista cultural Francisco Gregório Filho faleceu na tarde deste sábado, 12/11, no Rio de Janeiro, onde vivia desde que deixou o Acre (sua terra natal).
Ator, diretor, gestor de programas e projetos culturais nas áreas de música. Era funcionário público federal aposentado e nos últimos anos se dedicava à contação de histórias no canal YouTube.
Francisco Gregório Filho tinha íntima ligação com Nova Friburgo, cidade que frequentava com assiduidade. Aqui, tinha muitos amigos. Em outubro de 2010, ele iniciou a implantação da Secretaria de Promoção da Leitura de Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro, primeira secretaria municipal dedicada à leitura no país.
Amigos friburguenses utilizaram as redes sociais para lamentar a perda. “Sua travessia será repleta de amor, amigo querido! Obrigado por me ensinar tanto! Siga na luz, Francisco Gregório!”, escreveu o jornalista David Massena.
A professora Marcinha Machado, da Prefeitura de Nova Friburgo, escreveu que ele é personagem de seu livro, “O Primo do Papai Noel”, lançado recentemente: “Que triste estou. Perdi minha referência na arte de contar de historias. Siga em PAZ mestre! Francisco Gregorio personagem principal do meu livro O PRIMO DO PAPAI NOEL. Meu grande AMIGO. Tantas historias vivida e ouvidas por você”, afirmou.
Gregório fez vários trabalhos de divulgação da Biblioteca Pública de Nova Friburgo. Ele foi secretário de leitura na gestão do prefeito Heródoto Bento de Mello. Ele também empresta seu nome para a sala de leitura da Escola Municipal Maximilian Falck.