Motoristas cobram melhorias urgentes na RJ-130 em Nova Friburgo

17/11/2025 07:37:32
Compartilhar

PAVIMENTAÇÃO PRECÁRIA E FALTA DE SINALIZAÇÃO AUMENTAM RISCO DE ACIDENTES NA TERE-FRI –


Quem mora ou utiliza a RJ-130 (Rodovia que liga Nova Friburgo e Teresópolis) conhece os problemas e tem cobrado melhorias urgentes na segurança da via.


As principais reclamações são a pavimentação precária e falta de redutores de velocidade, especialmente na entrada da cidade, perto do bairro Duas Pedras, ponto onde moradores e comerciantes afirmam que acidentes são frequentes.


O trecho crítico fica na altura do bairro Duas Pedras. Além da imprudência de alguns motoristas, as condições da via agravam o problema. Há quase quatro anos, o governo do estado iniciou uma obra de recapeamento e manutenção dos 68 km da rodovia, mas apenas 60 km foram concluídos.


A pavimentação precária e a pouca sinalização permanecem nos últimos 8 km, entre o bairro Cardinot e Duas Pedras.


“O problema não é só imprudência, mas também a falta de sinalização adequada. Em muitos casos, acidentes poderiam ser evitados”, afirma o especialista em trânsito, Walter da Silva Santos.


Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que vai enviar equipes para reforçar a sinalização e que a contratação da empresa responsável pelos radares eletrônicos já foi aprovada e aguarda publicação no Diário Oficial para instalação.


Sobre o recapeamento da RJ-130, o estado disse que a empresa responsável abandonou os trabalhos e que uma nova licitação está em andamento para concluir os 8 km restantes da pavimentação.

Compartilhar