No último dia útil da atual gestão municipal, o prefeito Renato Bravo e o presidente da Fundação Butantan, Rui Curi, firmaram “memorando de intenções” para que o Nova Friburgo possa adquirir 30 mil doses da vacina Coronavac contra a covid-19 em 2021. Renato Bravo gravou um vídeo sobre o assunto (veja abaixo).
Pelo termo de intenção firmado, Nova Friburgo poderá receber as 30 mil doses no primeiro semestre do novo ano. A conclusão para a efetivação da compra, entretanto, ficará a cargo do futuro prefeito, Johnny Maycon.
O protocolo é resultado dos negociações iniciadas desde a confirmação de que a instituição paulista iria disponibilizar o imunizante.
No documento assinado pela prefeitura em parceria com o Instituto Butatan está estabelecido que o processo de distribuição da vacina se dará a partir de janeiro de forma escalonada, com entregas adicionais em fevereiro e com maior volume a partir de maio.
A distribuição está condicionada ainda ao aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As 30 mil doses da vacina, ainda de acordo com o memorando de intenções, são destinadas exclusivamente para serem aplicadas no território friburguense.
A quantidade de doses manifestada que poderá ser adquirida pelo município levou em conta uma cálculo inicial para atender a população dos grupos prioritários, como trabalhadores da área da saúde, idosos e pessoas com doenças crônicas.
O memorando terá a duração de um ano e estabelece que o acordo não implica em exclusividade, podendo o município celebrar acordos semelhantes com outras instituições.