por Secom / Prefeitura
Nova Friburgo tem nova rodada de imunização com primeira dose da vacina contra covid-19: Nesta segunda e terça-feira, dias 10 e 11 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a imunização de pessoas com gestantes, puérperas, pessoas portadoras de Síndrome de Down, com idade entre 18 e 59 anos, e pacientes renais crônicos em diálise. A aplicação da dose inicial está sendo feita no Ginásio Poliesportivo Alberto da Rosa Pinheiro – Pastão (Conselheiro Paulino), Quadra da GRES Imperatriz de Olaria (Olaria), Ginásio Poliesportivo João Antunes Nogueira – Bieca (Cordoeira), Unidade Básica de Saúde de São Geraldo e Policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune (Centro), das 9h às 12h.
Na segunda-feira, dia 10, a vacinação desse público acontece nas seguintes Estratégias de Saúde da Família: Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Nova Suíça, Amparo, Riograndina, Terra Nova e Olaria (I, II, e III). Na terça-feira, 11, será nas ESF de Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta, Stucky, Varginha, Mury e Rio Bonito.
No caso das gestantes, principalmente aquelas em fase inicial, devem apresentar exame de comprovação da gravidez, que pode ser ultrassom, exame de sangue ou cartão de pré-natal. As puérperas (mulheres até 45 dias após parto) devem apresentar certidão de nascimento ou cartão de vacinação do bebê. Já os pacientes renais crônicos precisam comprovar que passam por diálise. Além desses documentos, é obrigatório que todos apresentem a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.
Para quem vai tomar a primeira dose, é importante respeitar um intervalo entre as vacinas de covid-19 e influenza, para quem já tomou foi imunizado contra gripe.
2ª DOSE PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACIMA DE 50 ANOS
O reforço da imunização contra Covid-19 para profissionais de saúde que receberam a primeira dose em 8 e 9 de fevereiro, também acontece nos dias 10 e 11 de maio. A aplicação é das 14h às 17h, na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. Além da documentação obrigatória, este grupo ainda deve apresentar o comprovante de recebimento da primeira dose.