Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Sanatário Naval (Marinha), Tiro de Guerra (Exército), Polícia Militar e outras inúmeras instituições se uniram num único gabinete de crise para enfrentar um inimigo comum: o mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue, febre Chikungunya e vírus Zika. Uma verdadeira operação de guerra foi deflagrada em Nova Friburgo nesta quinta-feira, 7.
“Não basta apenas as instituições, mas principalmente o envolvimento também de toda a população. O combate ao mosquito depende da participação e ajuda de todos”, destacou o prefeito Rogério Cabral no lançamento da operação de caça ao aedes aegypti no município.
A partir de agora, os agentes de saúde receberão o apoio de uma tropa de choque para vistoriar todos os imóveis do município, um a um. Esta operação será repetida quantas vezes forem necessárias porque, segundo a Subsecretaria Municipal de Vigilância Sanitária, o ápice das doenças provocadas pelo mosquito ocorre normalmente entre os meses de abril e maio em Nova Friburgo.
O gabinete de crise para o combate do aedes aegypt foi montado na Secretaria de Defesa Civil de onde serão deflagradas todas as ações diárias e permanentes.
“Todos nós temos que adotar uma nova cultura, filosofia e postura. São pequenas atitudes de cada um que fará o município vencer esta guerra”, frisou o secretário municipal de Saúde, Rafael Tavares Garcia, pedindo o engajamento de toda a população para combater o inimigo comum.