Obra de recuperação da Fonte do Suspiro será reinaugurada em dezembro

23/10/2014 16:52:44
Compartilhar
Jaburu (Grupo Gama), Rogério Cabral (prefeito) e Jorge Aguiar (Caminhos Dourados)

Símbolo histórico de Nova Fiburgo e imagem emblemática da tragédia climática de 2011, a Praça do Suspiro terá de volta ainda este ano um dos seus principais equipamentos turísticos: A fonte da praça está sendo reconstruída pela Prefeitura em parceria com a iniciativa privada (empresa Caminhos Dourados) e será reinaugurada em 20 de dezembro. O valor da obra está estimado em R$ 145 mil.
A Fonte do Suspiro era a principal fonte da vila de Nova Friburgo desde a sua fundação em 1820, onde os habitantes abasteciam de água as suas residências. Com o passar do tempo, a fonte provocou a urbanização local surgindo a Praça do Suspiro e a Igreja de Santo Antônio. 
O mais interessante é que as águas de suas fontes acabaram cercadas de lendas criadas pela população de Nova Friburgo. Na Fonte do Suspiro foram canalizadas três bicas: do Amor, da Saudade e do Ciúme. 
Jorrava água fresca e cristalina, cantando andeixas sentidas e amarguradas. Daí o hino de Nova Friburgo que lhe tece louvores: “…Do suspiro na fonte saudosa/ Há três almas que gemem de dor/Repetindo esta prece maviosa/Da saudade, do ciúme e do amor…”.



Compartilhar