PERFIS DE DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS TAMBÉM FORAM REMOVIDOS –
Uma operação de combate à pirataria tirou do ar um total de 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegais nesta quinta-feira, 19/9, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), responsável por coordenar a ação também ocorrida em outros países. Oito pessoas foram presas.
Nesta nova fase, a “Operação 404” objetiva combater crimes contra a propriedade intelectual na internet, removendo conteúdos em áudio e vídeo, incluindo músicas e jogos, bloqueando e suspendendo plataformas que disponibilizem tais materiais.
Além disso, perfis de divulgação nas redes sociais foram removidos e houve a desindexação desses conteúdos em buscadores.
Segundo o MJSP, as pessoas investigadas são suspeitas de “distribuir conteúdo pirata em sites e plataformas digitais”, causando prejuízos à economia e indústria criativa, violando direitos de autores e artistas.
O órgão afirma que as perdas vão além do impacto econômico para o setor cultural e criativo.
Em outra operação recente, especialistas identificaram sites de pirataria que também tinham a capacidade de infectar dispositivos dos usuários com vírus e malwares, facilitando o roubo de dados e outras práticas ilícitas. Essas páginas receberam mais de 12 milhões de visitas no ano passado, expondo um grande número de pessoas.