Quem vai viajar ao exterior precisa fazer muita pesquisa sobre o preço do dólar. O valor da moeda varia bastante de uma corretora para para outra, mas um ranking divulgado mensalmente pelo Banco Central ajuda a apontar onde ele é mais barato.
A lista está em http://zip.net/bdrh07 (url encurtada) e mostra quanto os bancos e casas de câmbio cobraram em média pela moeda no mês.
Os números se referem ao valor efetivo total (VET), que inclui a taxa de câmbio, as tarifas e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Saiba como consultar o ranking
Por ser relativa a meses anteriores, a lista do BC serve apenas como uma referência. As empresas não têm nenhuma obrigação de cobrar pelo dólar, hoje, o mesmo que cobraram no passado. Os preços variam diariamente.
Além disso, os valores mostrados pelo BC representam uma média de todas as operações realizadas no mês. Se a maior parte das operações em determinado banco foi feita justamente num dia em que a cotação do dólar estava muito alta, essa instituição vai ficar mal posicionada no ranking, mas não necessariamente é a mais cara sempre.
Por causa disso, segundo especialistas, é recomendável considerar os valores de corretoras que fizeram um mínimo de negociações por mês (cem operações mensais, por exemplo) e por um período maior (três meses pelo menos), conforme orientação dos economistas Mauro Rochlin, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), e Celso Grisi, presidente do Instituto Fractal.
O ranking também pode indicar que o histórico de uma empresa é de vender barato mesmo. Se uma instituição fica entre as mais baratas em mais de um mês, pode ser uma boa pista. Vale pesquisar quanto está cobrando agora.
Fonte: http://economia.uol.com.br/