Muitas pessoas receberam o auxílio por meio de fraude ou de forma errônea, por isso o Ministério da Cidadania deu início ao trabalho de análise dos pagamentos.
Quem recebeu as primeiras parcelas do Auxílio Emergencial de R$ 600 pode ficar de fora do pagamento da prorrogação do benefício divulgado pelo governo federal nesta semana.
Para identificar fraudes e pagamentos errôneos feitos a quem não cumpre com regras para receber o auxílio, como renda familiar que passa de três salários mínimos, o governo realiza um “pente-fino” que pode impedir o recebimento futuro do dinheiro por muitas pessoas.
De acordo com o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, um relatório analisado na quarta-feira, dia 1°, pelo órgão indica que cerca de 640 mil pessoas receberam o auxílio de forma indevida. Segundo o ministro, uma lista com o nome dos supostos fraudadores foi enviada ao Ministério Público Federal.
Agora atuam no trabalho de análise dessas fraudes, junto ao Ministério da Cidadania, Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU).
Atualização frequente da base de dados
O Ministério da Economia afirmou em nota que uma parte das bases de dados usadas para fazer o pagamento do Auxílio Emergencial é atualizada em diferentes períodos é pode indicar divergência cadastral, se o beneficiário começou a trabalhar formalmente por exemplo, é motivo para o corte.
Segundo o ministério, ” uma nova informação pode sinalizar possível divergência cadastral automaticamente, sendo, então, priorizada uma reavaliação dos dados inseridos pelo requerente.”
Meu Auxílio Emergencial foi cortado, como contestar?
Caso o pagamento do seu auxílio seja cortado por motivo que não é verdadeiro, e não bate com a sua realidade social, faça uma contestação no site da Caixa na página sobre o Auxílio Emergencial ou no aplicativo, você também pode pedir assistência da Defensoria Pública da União (DPU) do seu município.
Veja o passo a passo abaixo para contestar pelo site e app:
Abra o app ou site da Caixa e clique em “Acompanhe sua solicitação”;
Informe os dados e cadastre;
A Caixa vai informar o motivo do auxílio ter sido negado. Selecione a opção de “contestar essa informação”;
Será mostrada uma mensagem de alerta dizendo que a contestação só pode ser feita uma única vez;
Informe os motivos que estão sendo contestados e, caso queira continuar, selecione o botão continuar;
Será exibida uma declaração sobre a veracidades das informações prestadas, concorde com ela;
Pronto. O pedido de contestação será analisado pela Dataprev. É possível companhar o processo pela opção de “Acompanhe sua solicitação”.