Pesquisa Quaest: 66% são contra Lula se candidatar em 2026; 65% são contra Bolsonaro concorrer

05/06/2025 11:05:08
Compartilhar

A nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira, 5/6, mostra que 66% dos brasileiros são contra a candidatura do presidente Lula (PT) à reeleição em 2026, enquanto 65% dizem que Bolsonaro (PL) também deveria abrir mão de concorrer e apoiar outro candidato.


Ainda de acordo com o levantamento, 32% apoiam candidatura de Lula à reeleição, e 26% dizem que Bolsonaro deveria manter eventual candidatura. O ex-presidente está inelegível pela Justiça Eleitoral até 2030 e não pode se candidatar na próxima disputa presidencial.


A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro de é de 2 pontos para ou menos. O nível de confiança é de 95%.


Sobre uma eventual candidatura de Bolsonaro, 55% daqueles que se declaram “não bolsonarista, mas mais à direita” acham que ele deveria abrir mão da candidatura, já 43% que ele deveria mantê-la, mesmo inelegível.


No grupo que se declara “bolsonarista”, 38% apoiam que o ex-presidente dê apoio a outro candidato, enquanto 58% querem que ele mantenha seu nome na disputa, mesmo condenado pela Justiça Eleitoral.


Entre quem declara que “não é lulista, mas mais à esquerda”, 37% acham que Lula não deve se candidatar à reeleição. Entre os que se dizem “lulista/petista”, 15% são contra o presidente concorrer novamente.


A margem de erro para estes grupos não foi divulgada, mas é maior do que a margem geral da pesquisa, de 2 pontos para mais ou menos.

Compartilhar