Enquanto todos temiam uma elevação nos preços da gasolina e do diesel por conta da instabilidade do petróleo causada pelo conflito entre os Estados Unidos e Irã, a Petrobras anunciou uma redução nas tarifas da gasolina e diesel em 3%.
As novas tarifas começam a valer a partir de terça-feira, 14/1, em suas refinarias e bases. A redução dos preços nas bombas estão sujeitos a cada um dos postos de combustíveis.
A estatal não informou o motivo da redução mas, de acordo com especialistas, o movimento deveu-se, de um lado, à estabilização dos preços do petróleo na faixa de US$ 65, após terem enconstado nos US$ 70 em meio às tensões decorrentes do assassinato do general Qassem Soleimani. Além disso, a estabilização do câmbio também teria contribuído.
No início do ano, em função do ataque americano contra Soleimani, a Petrobras informou que aguardaria o mercado de petróleo o se estabilizar antes de definir por reajustes de preços dos combustíveis.
Em nota, a estatal afirmou, no último dia 3, que “segue com o processo de monitoramento do mercado internacional” e acrescentou que “de acordo com suas práticas de precificação vigentes, não há periodicidade predefinida para a aplicação de reajustes”.