Outono / Inverno é alta temporada nas montanhas que circundam Friburgo, em especial, o Pico da Caledônia. O local é muito procurado pelos friburguenses e turistas em busca do lindo visual.
O aumento de visitantes no Pico da Caledônia, porém, tem criado mais uma vez um problema sério num dos principais cartões-postais da Região Serrana do Rio: o lixo deixado para trás.
Além da falta de lixeiras e estrutura adequada para receber grande número de visitantes, os buracos na estrada de acesso e a ausência de manutenção têm gerado críticas. Turistas relatam situações de risco e destacam que a experiência da trilha, apesar da vista deslumbrante, acaba sendo marcada por problemas de infraestrutura e pela falta de conscientização ambiental.
Alguns visitantes afirmam que procuram fazer a sua parte, levando embora todos os resíduos produzidos, mas reconhecem que o esforço ainda é pequeno diante do descaso geral.
INEA SE MANIFESTA – Em nota, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que, devido ao aumento da visitação no Parque Estadual dos Três Picos, especialmente no Pico da Caledônia, está desenvolvendo um planejamento estratégico para ordenar a visitação. Entre as medidas já em andamento estão o manejo e a sinalização da trilha de acesso, a organização dos grupos de visitantes e ações de educação ambiental.
O Inea também afirmou que trabalha na criação de novas normas para o agendamento de visitas, limite diário de visitantes e controle do acesso de veículos, além da instalação de estruturas de apoio.











