Pix: novo sistema de pagamento instantâneo entra em funcionamento

16/11/2020 11:12:29
Compartilhar

O PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, estreia nesta segunda-feira (16), com quase 30 milhões de pessoas cadastradas. A tecnologia desenvolvida pelo Banco Central já está disponível para clientes de 734 bancos, corretoras e instituições financeiras que operam no país.

A nova plataforma dispensa os tradicionais número de conta e agência bancária para as remessas entre pessoas, e traz como alternativa a Chave PIX.

A chave pode ser:

-um e-mail;
-número do CPF;
-número de telefone ou;
-um código de números e letras aleatório chamado EVP.

A expectativa do mercado é que o sistema seja o grande substituto de DOCs e TEDs, por ser um sistema gratuito e estar disponível a qualquer hora, sete dias por semana. Mas também servirá para efetuar compras on e offline. Por ser instantâneo, as trocas devem ocorrer em até 10 segundos.

Quem pode usar o PIX
Todas as pessoas e empresas que tiverem contas contas correntes em instituições financeiras do país. Só é possível fazer um PIX para outro usuário do sistema.

De acordo com o Banco Central, 734 instituições terão o PIX disponível para toda a base de clientes a partir desta segunda-feira (veja aqui a lista de participantes).

Para as pessoas físicas, antes de usar o serviço é preciso cadastrar uma Chave PIX – uma ´identificação´ no sistema.

https://g1.globo.com/

Compartilhar