PM: Edital para concurso oferece 2 mil vagas e salário de até R$ 5,2 mil

27/05/2023 10:28:12
Compartilhar

CPM DE FRIBURGO OFERECE CURSO PREPARATÓRIO PARA O CONCURSO COM PROFESSORES QUALIFICADOS E PREÇO ACCESSÍVEL –


As regras para a realização do concurso de 2023 para ingresso de 2 mil novos soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro estão definidas. Conforme consta no edital, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro desta sexta-feira, 26/5, as inscrições estarão abertas de 14 de junho a 12 de julho próximos para candidatos na faixa etária entre 18 e 32 anos, sendo 10% das vagas destinadas às mulheres.


O concurso para soldados da Polícia Militar de 2023 é o primeiro promovido pela corporação depois de quase dez anos. Após a conclusão do Curso de Formação de Soldados, o salário bruto inicial da carreira de policial militar do Rio de Janeiro é de R$ 5.233,88.


A partir de 14 de junho, os interessados poderão se inscrever pela internet, acessando o site www.ibade.org.br, onde constam o Edital, a ficha de inscrição via internet e os procedimentos necessários à efetivação da inscrição.


O concurso terá início no dia 27 de agosto com a prova escrita objetiva. Para ser aprovado nessa primeira etapa, o candidato deverá alcançar um índice de acerto de 60% da avaliação geral e não zerar nenhuma das disciplinas. Os aprovados na primeira etapa ficarão aptos a fazer a prova escrita discursiva (redação), no dia 29 de outubro, que exige nota mínima de 50 pontos.


Os aprovados nas duas primeiras provas estarão em condições de seguir adiante, cumprindo as demais sete etapas, que, como as duas primeiras, têm caráter eliminatório: preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do Exame Social e verificação dos requisitos para inscrição no Concurso Público; Exame Antropométrico; Teste de Aptidão Física; Exame Psicológico; Exames Médicos; Exame Social e Toxicológico; e Avaliação Documental.


Em relação à faixa etária dos candidatos aptos a se inscreverem, vale esclarecer que o limite de idade considera 32 anos, 11 meses e 29 dias até 14 de junho de 2023, o primeiro dia do início da inscrição.


CPM OFERECE CURSO PREPARATÓRIO PARA O CONCURSO
Segundo o Major Castro da Polícia Militar e que atua no curso preparatório para concursos CPM, uma grande novidade do edital é a gama intensa de legislações e disciplinas: “é uma inovação na Instituição, que vem exigindo cada vez mais que os futuros policiais militares tenham uma conduta baseada nos aspectos da legalidade e respeito aos Direitos Humanos”, disse Major Castro.


Segundo ele, além do conteúdo que cai na prova, existe mais um desafio pela frente: manter a disciplina e planejamento de estudo, já que o tempo até a realização do certame é curto.


E aí vai uma dica do professor que tem experiência, tanto na carreira militar quanto na preparação de candidatos em concursos: “deve-se disponibilizar a maior carga horária possível para estudo e realização de questões para que haja assimilação do conhecimento Tendo em vista, o curto prazo para prova somado à grande concorrência, a exigência se torna cada vez mais acirrada! Desejo aos futuros policiais militares, todo sucesso na carreira”, completou Major Castro que tem 15 anos de experiência na preparação de candidatos à concursos públicos.


Quem também conversou com nossa reportagem foi o Defensor Público Marcelo Barucke, que há 5 anos atua como professor do preparatório para concursos CPM. Segundo ele, o concurso para Polícia Militar é uma grande oportunidade para o concursando conquistar um emprego público com estabilidade, boa remuneração, garantir todas as garantias e prerrogativas de um cargo público militar, além de ter a possibilidade de exercer uma das funções públicas mais importantes para a sociedade!


E ele complementa dando mais uma dica importante para quem sonha em conquistar uma vaga para a PMERJ: “para se preparar para a prova, o candidato deve procurar apoio em um curso especializado, e se dedicar muito aos estudos, fazendo a leitura dos textos legais que serão cobrados, apostilas com as matérias do edital e procurar assistir aulas gravadas sobre esses temas, para absorver o maior volume de informações”, disse Marcelo Barucke.

Compartilhar