Pelo menos 10 árvores cortadas foram encontradas por policiais militares ambientais nesta segunda-feira, 20/3, em Nova Friburgo, após uma denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177).
O corte das árvores teria sido feito ilegalmente, segundo postagem do Programa Linha Verde com base em informações de agentes da 5ª UPAm. O flagrante ocorreu na Vila Guarani.
Ainda de acordo com a Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, os agentes observaram um caminhão no acostamento, carregado de toras de madeira do tipo eucalipto, além de outros troncos no chão, que também seriam carregados para o caminhão. Ainda segundo os agentes da 5ª UPAm, foi flagrado o corte de uma árvore no momento da fiscalização, onde foi apresentada uma notificação da Defesa Civil, porém, com endereço divergente e já vencida.
O responsável foi conduzido, juntamente com o caminhão, à 151ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Vale frisar que na distrital, ficou determinado que o material apreendido fosse entregue ao responsável, que ficará como fiel depositário.
O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.