Polícia Ambiental identifica desmatamento em área de preservação

05/07/2022 17:55:17
Compartilhar

ÁREA DEGRADADA FICA PERTO DE UM CURSO DE ÁGUA –


Pelo menos cinco mil metros quadrados de área degradada foram localizados e uma motosserra apreendida em Cachoeiras de Macacu, após fiscalização de policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos. Os agentes estiveram no bairro Japuiba para averiguar denúncias encaminhadas pelo Linha Verde (0300 253 1177) – o Disque Denúncia do Meio Ambiente – sobre desmatamento.


Os agentes da 5ª UPAm informaram que na Fazenda Raiz da Serra, observaram na parte mais alta da propriedade, uma motosserra e diversos cortes seletivos de árvores de médio e grande porte com características de nativa do bioma mata atlântica. Isso tudo a menos de 30 metros de distância de um curso de água natural perene, configurando assim uma área de preservação permanente e protegida pelo Código Florestal Brasileiro, no interior do Parque Estadual dos Três Picos.


Foi feito contato com um homem que estava carregando uma carrocinha com madeiras e logo após, se identificou um outro homem informando ser o responsável pelo corte das árvores e da motosserra. O caseiro da propriedade se apresentou aos policiais militares e informou ter autorizado o corte das árvores, porém, quando questionado acerca das autorizações ambientais, ele respondeu não as possuir.

Por conta dos fatos, todos foram encaminhados à 159ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Vale ressaltar que a proprietária do terreno não se encontrava e segundo a distrital, será intimada posteriormente.


O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato.

Compartilhar