Polícia Civil realiza ação para recuperar celulares produtos de crimes

23/06/2025 07:50:09
Compartilhar

OPERAÇÃO RASTREIO ENVOLVENDO TODAS AS DELEGACIAS DO RJ MIRA USUÁRIOS DE APARELHOS FURTADOS OU ROUBADOS –


A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) iniciou, nesta segunda-feira, 23/6, uma ação para recuperar aparelhos de telefone celular furtados ou roubados.


O trabalho é parte da “Operação Rastreio”, maior iniciativa do estado do Rio de Janeiro para combater toda a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de celulares.


Usuários dos aparelhos identificados ao longo das investigações da Polícia Civil serão intimados a entregar voluntariamente os dispositivos nas delegacias de todo o estado.


O aviso será enviado por whatsapp, a partir dos números institucionais das unidades.
O prazo será de 72 horas para comparecer às delegacias com os telefones.


Quem não entregar será responsabilizado criminalmente por receptação. Por isso, é fundamental que, caso a pessoa tenha qualquer impedimento de cumprir o prazo, faça contato com o telefone da delegacia – o mesmo que enviou a mensagem – para explicar a situação.


“O crime de receptação pode parecer inofensivo, mas é o que move toda a cadeia criminosa. Os roubos e furtos só ocorrem porque há quem pague pelo celular. Esses aparelhos que estamos buscando recuperar podem ter custado vidas”, afirma o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.


A devolução ocorrerá obrigatoriamente no interior das delegacias, para um policial, onde será formalizado o auto de entrega. Todos os celulares serão periciados e, posteriormente, restituídos aos legítimos proprietários, muitos deles ainda pagando o parcelamento da compra. É uma iniciativa, inclusive, para beneficiar financeiramente as vítimas.


O secretário de Polícia Civil dá dicas para que os consumidores não caiam em cilada e acabem sendo investigados por receptação.


“Nunca compre um aparelho sem saber a procedência. Procure estabelecimentos de confiança, desconfie de preços abaixo dos praticados no mercado e sempre exija a nota fiscal”, destaca o delegado Felipe Curi.


Desde o início da “Operação Rastreio”, em maio deste ano, as ações coordenadas já resultaram em mais de 800 aparelhos recuperados. Até o momento, mais de 50 envolvidos na cadeia criminosa foram presos.

Compartilhar