CASOS SEMELHANTES TAMBÉM FORAM REGISTRADOS EM NOVA FRIBURGO –
Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) deflagrou operação na manhã desta quarta-feira, 16/7, para cumprir 13 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrarem uma quadrilha que aplicava golpes de empréstimo consignado em idosos.
A operação acontece em vários endereços na capital, na Baixada Fluminense e na Costa Verde.
Em Nova Friburgo, há pelo menos três registros dessa prática criminosa, que, inclusive, repercutiram recentemente nas redes sociais.
A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 500 mil das contas dos investigados, além da quebra de sigilo de dados bancários.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso tinha acesso aos dados das vítimas, todas idosas e com contratos de empréstimos em andamento. Os golpistas ligavam para essas pessoas e diziam que era possível quitar o empréstimo vigente por meio de um novo contrato, supostamente com condições mais vantajosas.
Os criminosos convenciam os idosos a realizar um novo empréstimo e transferir o valor integral para contas indicadas pela quadrilha. As vítimas eram enganadas com a falsa promessa de que as dívidas anteriores seriam liquidadas. A fraude só era descoberta no mês seguinte, quando a nova parcela começava a ser descontada.











