MATERIAL SEM REGISTRO NA ANVISA SERIA DISTRIBUÍDO PARA TODO PAÍS –
Na manhã de segunda-feira, 26/5, a Polícia Federal apreendeu 153 volumes contendo medicamentos classificados como esteroides anabolizantes sem registro na Anvisa, no Centro de Tratamento de Encomendas dos Correios em Benfica, Zona Norte do Rio de Janeiro.
As investigações, realizadas pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da PF no Rio de Janeiro, apontam que os esteroides apreendidos seriam distribuídos para vários estados brasileiros.
Trata-se de uma das maiores apreensões de anabolizantes irregulares já realizadas pela PF no estado do Rio. Entre as substâncias apreendidas, estão diversas ampolas de Trembolona, Stanozolol, Deca Durabolin, Dianabol, Durateston, Metandrostenolona e Boldenona, além de outros esteroides que também estão presentes na Lista C5 (Lista de Substâncias Anabolizantes) da Portaria SVS/MS n° 344/98. Os medicamentos que constam na referida lista estão sujeitos a controle especial no Brasil.
As diligências seguem em curso, e os investigados poderão responder pelo crime de falsificação de produto terapêutico ou medicinal, previsto no art. 273, § 1º-B, do Código Penal. Se condenados, eles podem pegar pena de 10 a 15 anos de reclusão, além de multa.