BUSCA E APREENSÃO FOI REALIZADA EM RESIDÊNCIA DE SUSPEITO DE DISSEMINAR MENSAGENS DE ÓDIO CONTRA PÚBLICO LGBTQIA+ NAS REDES SOCIAIS –
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 10/2, a Operação Recalque, em Nova Friburgo, com o objetivo de apurar a prática dos crimes de racismo e associação criminosa pela internet.
Na ação, policiais federais da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DELECIBER) cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, de 24 anos, localizada no município de Nova Friburgo/RJ.
Segundo a assessoria de imprensa da PF, a equipe localizou e apreendeu diversos smartphones ao longo das buscas, com o intuito de aprofundar a investigação policial em curso.
As apurações foram iniciadas quando policiais federais detectaram uma circulação recente de grande quantidade de postagens com discurso de ódio contra minorias LGBTQIA+, realizadas pelo investigado em plataformas da internet, as quais alcançaram mais de 3 milhões de visualizações.
Após a instauração do inquérito policial, o perfil do investigado – que tinha mais de 56 mil seguidores – foi bloqueado, porém o mesmo criou outra conta e continuou a realizar publicações do mesmo cunho nas redes sociais, liderando uma rede de atos preconceituosos contra a comunidade LGBTQIA+.
“Cabe lembrar que, desde 2019, a homofobia e transfobia são condutas equiparadas ao crime de racismo no Brasil, inclusive sendo inafiançáveis e imprescritíveis”, diz o informe da PF.
A Polícia Federal não divulgou a identificação do suspeito e o bairro onde a operação foi realizada.
MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO – Leia https://novafriburgoemfoco.com.br/











