Polícia flagra corte de árvores para criar loteamento em Friburgo

26/05/2021 09:14:56
Compartilhar
Árvores cortadas em Campo do Coelho (foto: Linha Verde)

por LINHA VERDE

Quarenta mil metros quadrados de área degradada foram localizados recentemente após policiais terem recebido informações encaminhadas pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre desmatamento no Campo do Coelho, em Nova Friburgo.

A denúncia citava que homens vinham desmatando o terreno com objetivo de criar um loteamento clandestino no local e, com essas informações, a equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos esteve na Rua Eugênio do Rego Cabral onde identificaram uma propriedade murada e em seu interior, havia um caminhão cuja carroceria encontrava-se carregada com várias toras de árvores além de dois homens que cortavam outras árvores com auxílio de um machado.

Todas as árvores eram de médio e grande porte com características nativas e, quando perguntado pelos policiais sobre a autorização necessária para a supressão da vegetação, os mesmos alegaram que foram contratados apenas para realizar o corte das árvores, não sabendo sobre as licenças necessárias. Diante dos fatos, a equipe da 5ª UPAm procedeu com os acusados à 151ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 38 da lei de crimes ambientais.

O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato.

É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

Compartilhar