Políticos brasileiros ignoraram recomendação sobre evitar viagens para Israel, diz Itamaraty

16/06/2025 17:41:05
Compartilhar

ALERTA VALE DESDE 2023, SEGUNDO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES –


O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota nesta segunda-feira, 16/6, em que diz que os gestores municipais brasileiros que viajaram para Israel ignoraram uma orientação do Itamaraty que recomenda evitar viagens para o país do Oriente Médio em razão de conflitos armados.


O prefeito de Friburgo é um dos integrantes da comitiva de autoridades brasileiras que foi surpreendida com o conflito entre Israel e Irã. Ele conseguiu sair de Israel nesta segunda.


“A Embaixada do Brasil em Israel mantém, desde outubro de 2023, alerta consular que desaconselha toda viagem não essencial àquele país e recomenda, desde então, que os brasileiros e brasileiras que se encontravam em Israel considerassem deixar o país”, afirmou o Itamaraty em nota.


“Em junho corrente, duas comitivas de autoridades brasileiras viajaram a Israel a convite do governo israelense, a despeito do alerta consular da Embaixada do Brasil em Tel Aviv”, completou o Ministério das Relações Exteriores.


Conforme a nota divulgada pelo Itamaraty nesta segunda, a saída das 12 autoridades brasileiras foi resultado de “estreita coordenação” feita pelo ministro Mauro Vieira e o chanceler da Jordânia, Ayman Safadi.

Compartilhar