Prefeitura repassa R$ 2 milhões para criação do Museu de Friburgo

06/04/2022 13:39:25
Compartilhar

por SECOM / PREFEITURA –
A Prefeitura de Nova Friburgo, através do prefeito Johnny Maycon, anunciou, esta semana, o repasse de R$ 2 milhões para que o Museu de Nova Friburgo saia do papel e se transforme em realidade. A decisão foi comunicada durante reunião do Conselho da Fundação D. João VI.


“Temos o dever de contar e preservar a história de Nova Friburgo e a evolução da cidade ao longo dos anos, desde a sua fundação em 1818. O museu tem também o papel de conservar a riqueza cultural do nosso povo, de forma que permita o total acesso deste material às futuras gerações”, declarou o prefeito Johnny Maycon.


O Museu de Nova Friburgo é um projeto da Fundação D. João VI para ser implantado no Solar do Barão, espaço que já recebeu diversas obras estruturais no passado, bancadas pela Sociedade de Amigos da Fundação D. João VI.


O objetivo é que o Casarão localizado na Praça Getúlio Vargas, construído em 1843 para ser a residência urbana de Antônio Clemente Pinto – o Barão de Nova Friburgo – continue sendo uma das principais referências históricas e culturais da cidade. Os procedimentos burocráticos para a criação do museu já foram iniciados e estão em estágio avançado.


Dentre os demais assuntos debatidos na reunião, o empresário friburguense e membro do Conselho da Fundação D. João VI, Joilson Wermelinger, foi eleito como o mais novo benemérito, por todo apoio prestado aos trabalhos da Fundação.


No encontro também foram discutidos os processos para reabertura do Centro de Arte, que passa por adequações de exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros, e os projetos realizados para a restauração dos casarões do Lazareto, Riograndina e da antiga LBA, na Rua Augusto Spinelli (Centro).

Compartilhar