ANIMAL FOI REINTRODUZIDO AO SEU HABITAT NATURAL –
por Ancelmo Gois – O Globo
Um morador de Nova Friburgo recebeu uma visita inusitada. Um bicho-preguiça estava dentro de sua propriedade, nos arredores do Parque Estadual dos Três Picos. Logo após a captura do animal por guarda-parques, eles constataram que a preguiça estava em boas condições de saúde e pronta para ser reintroduzida ao seu habitat natural.
Porém, antes da soltura, ela resolveu dar um show e posar para uma sessão de fotos. Todos que acompanhavam o desfecho da história ficaram embasbacados com as poses da “preguiça bailarina”, como ela foi apelidada.
A preguiça tem atividade diurna e noturna e alimenta-se principalmente de folhas, ramos e brotos de várias plantas.
“É encantador ver um animal saudável assim. Isso coroa o esforço de toda a equipe do parque em proteger a biodiversidade local”, conta Maria Alice Picoli, gestora do Parque Estadual dos Três Picos.
Localizado num dos mais expressivos fragmentos da Mata Atlântica, no centro do estado, o Parque os Três Picos, administrado pelo Inea, tem tem grande número de nascentes e rios, cachoeiras, encostas e cumes de montanhas, grande biodiversidade de flora e fauna e formações geológicas diversificadas.
A área de mais de 65 mil hectares estende-se em partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.