Produção de filme longa metragem infantil em Nova Friburgo

12/11/2018 10:52:24
Compartilhar

Nova Friburgo vai receber, nesse mês de Novembro, a produção do longa-metragem Poropopó, em co-produção das produtoras cariocas SAMBA FILMES e LEBLON FILMES. A produção é resultado de um projeto piloto que rodado em 2014, com a participação da produtora friburguense TAMBORA FILMES. Com a atuação e empenho dos produtores Paulo Marques e Glaucia Lugon, a rodagem do longa-metragem foi garantida na cidade, contando, ainda, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria de Turismo, Secretaria de Serviços Urbanos e Secretaria de Mobilidade Urbana.

O filme se dedica ao público infantil, com roteiro ficcional que retrata a trajetória de uma família do circo que decide se mudar para a cidade grande. Com esmerado tratamento de arte e utilizando estilo gramelô – onde as falas são ausente de verbalização formal, utilizando onomatopeias como forma de comunicação – o filme foi contemplado com Edital de Inovação de Linguagem pelo Ministério da Cultura.
Muito embora se trate de uma produção de baixo orçamento, a realização do projeto na cidade implicará no investimento direto de aproximadamente 400 mil reais na contratação de profissionais diversos, hotéis e estadas, serviços como transporte e alimentação, para uma equipe de aproximadamente 120 pessoas.

A indústria do audiovisual e do cinema apresenta alto grau de complexidade, oferecendo grande impacto econômico para empresas e territórios que invistam em estrutura e atração de produções. Materiais de construção, serviços de transportes, hospedagens, alimentação, profissionais diversos como eletricistas, técnicos de segurança do trabalho, advogados, além de atores, músicos e figurantes, são exemplos dos diversos tipos de empresas, profissões e profissionais diretamente demandados pela produção de um filme.

Estudos apontam que 40 a 60% do orçamento de um filme ficam nos territórios onde são produzidos os filmes, significando aportes decisivos nas economias desses territórios, com impacto direto na arrecadação da administração pública local. Para se ter ideia, a realização de 5 longas metragens, em um ano, podem significar valores aproximados entre 3 a 5 milhões de reais, dependendo da produção dessas produções.
Outro aspecto relevante dessa indústria é o impacto na imagem e promoção turística das cidades que servem de cenários para produções de cinema. Muitos são os exemplos e casos de cidades que passaram a apresentar aumento no fluxo de turistas a partir da referência de uma cena ou um filme. A mais, cidades que investem na atração de produções cinematográficas e televisivas apresentam maior grau de empreendedorismo nos setores de serviços receptivos, alimentício, entre outros.

Nesse sentido, investir no estabelecimento do audiovisual, atraindo produções em agendas anuais de produção, consiste em uma inteligente opção de desenvolvimento econômico e de imagem, com baixo grau de investimento, resultando em esperados benefícios sociais e tributários para as cidades e territórios que aplicam inteligência e engenharia administrativa para tanto.

Portanto, o apoio logístico, administrativo e operacional da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo para a produção do longa Metragem Poropopó significa fortalecer a posição da cidade como centro produtor e indutor dessa importante indústria nacional, potencializando a atração de produções futuras.

Compartilhar