Programa Linha Verde RJ recebeu mais de 1.600 denuncias de maus tratos contra animais este ano

29/01/2026 10:11:21
Compartilhar

ÓRGÃO LIGADO AO DISQUE DENÚNCIA RJ DIZ QUE CÃES, GATOS E CAVALOS, PELA ORDEM, SÃO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS; NÚMERO DE CASOS AUMENTOU APÓS COVARDIA CONTRA CÃO ORELHA OCORRIDO EM SC COMOVER O BRASIL –


A morte do cão comunitário Orelha, em Florianópolis, no início de janeiro, ultrapassa os limites de um caso isolado de maus-tratos contra animais. Trata-se de um episódio grave que escancara falhas profundas da nossa sociedade na formação de valores, no exercício da cidadania e no enfrentamento à violência – especialmente contra os mais vulneráveis.


Um levantamento parcial do programa Linha Verde, do Disque Denúncia, aponta que, nos primeiros 27 dias de 2026, foram cadastradas 1.601 denúncias sobre maus tratos contra animais em todo o estado do RJ.


O número corresponde a uma média de 61 denúncias sobre o assunto por dia.


Segundo os relatos anônimos, cães, gatos e cavalos são os animais mais denunciados como vítimas de maus tratos.


Sobre os cachorros, as denúncias em sua maioria, relatam diversos tipos de maus tratos, como falta de alimentação, abandono, espancamento, animais presos e acorrentados e até outras crueldades.


Quando os gatos são citados, as informações mais comuns são sobre falta de higiene nas residências, má alimentação, pessoas que se utilizam de espingardas ou chumbinho para envenenamento, além de donos que dão “pauladas” nos animais.


Sobre cavalos, a maior parte das denúncias relata que ficam expostos ao tempo, carregam peso etc. Há ainda relatos envolvendo galos que são postos em “rinhas de galo”.


Para se ter uma noção do quanto o assunto vem ganhando importância, principalmente após a morte do cachorro “Orelha” em Santa Catarina, em 2021, o programa Linha Verde havia cadastrado em janeiro, 668 denúncias sobre maus tratos, passando para 1.224 em 2022, 1.146 em 2023, 1.137 em 2024 e 1.367 em janeiro de 2025. Lembrando que essas 1.601 denúncias de 2026 foram recebidas até o dia 26, ou seja, antes do final do mês de janeiro ainda nem terminou e os dados superam os anteriores.
Rio de Janeiro (865), Nova Iguaçu (115), São Gonçalo (91), Duque de Caxias (83) e Niterói (60) lideram como municípios com mais informações sobre o tema.


Para denunciar qualquer crime ambiental no Estado do RJ, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então utilizar o App “Disque Denúncia RJ”.


É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

Compartilhar