Baixinha, curvilínea, negra, com cabelo crespo… Depois de 57 anos, a boneca mais vendida do mundo surge repaginada com três novos formatos de corpo, sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 penteados. “Nós temos uma responsabilidade com as meninas e com os pais de refletir um amplo olhar sobre a beleza”, diz responsável
Ela nasceu em 1959 e foi responsável por ditar alguns padrões de beleza que têm sido bastante questionados. Não à toa, após 57 anos, a Barbie surge repaginada e com o intuito de quebrar estereótipos e representar uma gama maior de consumidoras. O anúncio foi feito pela Mattel, que acaba de expandir a linha Fashionistas da boneca mais vendida do mundo.
A nova coleção traz três novas versões de corpo – Tall (alta), Curvy (curvilínea) e Petite (mignon) -, além da variedade de sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 penteados e texturas de cabelo. O lançamento é sem dúvida uma quebra de estereótipo importante.
“A Barbie é um reflexo do tempo. E é por isso que estamos animados com o lançamento das novas bonecas”, afirma Evelyn Mazzocco, vice-presidente sênior e gerente geral global de Barbie. “A variedade permitirá que meninas encontrem uma versão que fale diretamente com elas. Nós temos uma responsabilidade com as meninas e com os pais de refletir um amplo olhar sobre a beleza.”
A mudança conversa diretamente com os novos ideais de beleza. Nos últimos tempos, corpos curvilíneos como os de Kim Kardashian, Beyoncé e Christina Hendricks se tornaram icônicos. Além disso, líderes feministas têm promovido cada vez mais o movimento de aceitação do corpo. Inserido neste cenário está uma nova geração de mães que buscam brinquedos cada vez mais “empoderadores” às filhas.
Quem está ansiosa para ver de perto a novidade, terá que esperar até março, quando as bonecas chegam ao Brasil.