A 70ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, publicada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira, 25/2, mostra que o estado do Rio de Janeiro permanece em classificação de baixo risco para a doença, representado pela bandeira amarela.
A comparação entre a sétima semana epidemiológica (SE 07) deste ano, de 13 a 19 de fevereiro, com a quinta semana (SE 05), de 30 de janeiro a 5 de fevereiro, aponta que sete regiões do estado permanecem em bandeira amarela: Médio Paraíba, Serrana, Norte, Metropolitana I, Metropolitana II, Baixada Litorânea e Baía da Ilha Grande. A Região Centro-Sul continua classificada em bandeira laranja (risco moderado). A Região Noroeste se mantém em bandeira vermelha (risco alto).
As cores das bandeiras representam os níveis de risco e os respectivos conjuntos de recomendações de isolamento social, variando entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
PREFEITO DE FRIBURGO LIBERA EVENTOS SEM LIMITE DE PÚBLICO
O prefeito Johnny Maycon (Republicanos), através do decreto 1.341, de 23 de fevereiro, atualizou as regras de flexibilização da economia friburguense. No documento publicado no Diário Oficial Eletrônico, o chefe do Executivo alterou o artigo 13 e, a partir de agora, libera a realização de eventos sem limite de público – com algumas restrições sanitárias (o uso de máscaras, por exemplo, segue obrigatória). A nova regra, aliás, já está em vigor no período de carnaval e vale ainda para grandes shows.
“Fica autorizada a realização de eventos em atividades comerciais, casas de festas, salões sociais, quadras, ginásios, teatros e afins no Município de Nova Friburgo; para eventos sociais como casamentos, aniversários, formaturas e afins, eventos corporativos como conferências, feiras, congressos, treinamento e afins; eventos acadêmicos como simpósio, palestra, seminários e afins, eventos esportivos como jogos, torneios campeonatos e afins; eventos culturais como apresentações artísticas; ensaios, peças teatrais e afins, eventos promocionais como ações promocionais, endomarketing e afins”, diz a atualização.