GRUPO PROTESTA CONTRA POSSÍVEL CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICA NO RIO
por Barney Campos – site g1 Região Serrana
O encontro Rio Macaé Livre 2022, evento no qual esporte radical e conscientização ambiental andam juntos, reuniu mais de 30 canoistas de diversos Estados brasileiros no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, na Serra do RJ. O evento foi realizado nos dias 14 e 15 de maio.
Descemos o rio Macaé no trecho alto passando por dentro de Lumiar no primeiro dia. Aproveitamos a descida para conscientizar os moradores ao longo do rio e retirar qualquer tipo de lixo ao longo da descida. Já no domingo, descemos o rio Macaé a partir do Barra do Sana até o final das corredeiras. Nesse percurso, passamos no local aonde estão pleiteando o projeto construção de uma represa – disse um dos organizadores Bruno Rutman.
Ironicamente, eles estão justamente querendo fazer a represa na Pedra da Baleia, que fica na divisa entre a Barra do Sana e Casimiro de Abreu, uma das pedras mais lindas do rio Macaé. Fizemos questão de escalar a Pedra da Baleia com os caiaques para bater uma foto histórica: Canoístas Salvam a Pedra Baleia – contou um dos organizadores do evento Bruno Rutman.
O evento teve como principal objetivo a preservação do Rio Macaé. Uma forma de protestar contra a especulação sobre construção de uma pequena represa (PCA – Pequena Central Hidrelétrica) no Rio Macaé.
Para nós, o rio é um ser vivo que pulsa cheio de energia e vitalidade ao longo do vale alimentando um ecossistema inteiro. Uma represa seria um desastre irreparável para a Bacia do Rio Macaé, tanto ambiental como social. Lutamos pelo uso múltiplo do Rio onde toda a população e o ecossistema ganham. Temos um potencial turístico inexplorado formidável. O Rio Macaé é um tesouro nacional, um dos rios mais preservados do país. Queremos que o rio Macaé vire um patrimônio da humanidade servindo de exemplo de conservação ambiental para as próximas gerações – disse Bruno
O Rio Macaé tem 136 km de extensão. Nasce em Nova Friburgo, e passa por Lumiar, Barra do Sana, Casimiro de Abreu e sua foz é no município de Macaé.