Secretário de Segurança diz que RJ precisa de mais 25 mil policiais

14/12/2023 16:00:51
Compartilhar

“DÉFICIT É UM PROBLEMA ANTIGO, HISTÓRICO, QUE NÃO PODE SER ATRIBUÍDO À ATUAL GESTÃO”, DIZ GOVERNO ESTADUAL –


O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, o delegado da Polícia Federal Victor Santos, foi ouvido nesta esta semana, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Segundo ele, o estado tem uma escassez de aproximadamente 25 mil policiais.


O titular da pasta reconheceu que há falta de recursos material e pessoal nas corporações do estado, o que, segundo ele, impacta diretamente nas ações de segurança pública.


De acordo com o secretário, atualmente o estado precisa de mais de 20 mil policiais militares e 5 mil policiais civis. Sem contar, acrescenta, os problemas com concurso público, que demoram, exigem recursos e só é finalizado a médio e longo prazo.


O QUE DIZ O GOVERNO RJ
Em nota, o governo do Rio afirmou que “o déficit de agentes ao qual o secretário se refere é um problema histórico, de décadas, que não pode ser atribuído à atual gestão” e que o Executivo “trabalha com responsabilidade, dentro de regime de recuperação fiscal, para ampliar o efetivo das corporações”.


“Recentemente, 1.741 candidatos foram convocados para o curso de formação na Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), dos quais 901 nas primeiras turmas, cujas aulas serão concluídas neste mês. Os candidatos que se formarem ampliarão o quadro da Polícia Civil no primeiro semestre de 2024. Além disso, está em andamento o concurso para preencher 2 mil vagas para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro”, acrescenta a nota.


O governo diz ainda que o governador Cláudio Castro (PL) “já investiu mais de R$ 2 bilhões na segurança pública” e que “o uso da tecnologia, aliada à inteligência e ao trabalho dos agentes de segurança trouxe resultados históricos referente a queda da violência”.


“Vale ressaltar que reforçamos o policiamento de proximidade em diversas localidades do estado com a inauguração de 19 bases do Segurança Presente apenas nos últimos três anos. Atualmente, o programa conta com 40 bases espalhadas por 22 municípios do Rio de Janeiro”, destaca o governo estadual.

Compartilhar