Serra RJ: Termômetro registra um grau negativo nos Três Picos

09/06/2023 09:00:46
Compartilhar

BAIXA TEMPERATURA TRANSFORMOU ORVALHO EM GEADA E DEIXOU PARQUE AINDA MAIS BONITO –

POR DIÁRIO DE TERESÓPOLIS


A vegetação do Vale dos Deuses, um atrativo do Parque Estadual dos Três Picos situado no núcleo de montanha da unidade de conservação Nova Friburgo, divisa com o Vale dos Frades, em Teresópolis, amanheceu vestida de branco nesta quarta-feira, 7/6, quando os termômetros registraram um grau negativo nessa região, que fica a 1.600 metros de altitude.


A baixa temperatura contribuiu para transformar o orvalho em geada deixando o visual do Vale dos Deuses ainda mais bonito. “A chegada do frio contribui ainda mais para atrair a visitação que costuma aumentar expressivamente, nesta época do ano. O clima propicia dias de sol com temperatura agradável que é um convite para caminhadas e noites estreladas”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello. No domingo, a situação já havia sido registrada e fez muito sucesso nas redes sociais.


Com área aproximada de 65.133 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio.


Dentro dos limites da unidade de conservação encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade de todo o Estado do Rio de Janeiro, o que em parte se explica pela variação de altitudes: de 100 até os 2.366 m do Pico Maior.


O Parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.
A unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu; um núcleo de montanha em Nova Friburgo; um núcleo operacional em Guapimirim e núcleos Jacarandá e Vale da Revolta, em Teresópolis.

Compartilhar