NOVA TECNOLOGIA IMPLANTADA NO INPE PROMETE RESPOSTAS MAIS RÁPIDAS E PRECISAS CONTRA DESASTRES CLIMÁTICOS –
Mais de quatro mil brasileiros morreram por causa de fortes chuvas em pouco mais de 30 anos. Com eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes, o monitoramento meteorológico se tornou essencial para salvar vidas.
Tragédias como as de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, em 2011, com 918 mortes, São Sebastião e Ubatuba, em 2023, com 65 vítimas, e o Rio Grande do Sul, em 2024, com 184 mortos, mostram a gravidade do problema.
No interior de São Paulo, um supercomputador de última geração já está em operação para tornar a previsão do tempo mais precisa e eficiente.
O equipamento, instalado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista, vai aprimorar as projeções usadas por órgãos como a Defesa Civil no planejamento de ações em áreas de risco.
Comprado por R$ 28 milhões, o supercomputador, batizado de Jaci, tem mil vezes mais memória do que um computador portátil e capacidade de armazenamento 24 mil vezes maior.
Segundo o Inpe, ele permitirá antecipar cenários climáticos com mais rapidez e precisão, direcionando equipes de socorro para as regiões mais afetadas.
Quando estiver em pleno funcionamento, o sistema poderá fazer previsões para áreas do tamanho de bairros.











