TCU aponta sobrepreço de R$ 21 milhões em licitação de encosta em Friburgo

08/06/2022 18:35:45
Compartilhar

OBRA NO BAIRRO VILA NOVA NÃO TEM DATA PARA COMEÇAR –


Por Marcelo Bruzzi – GloboNews g1 Rio


Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou sobrepreço de R$ 21 milhões na licitação para obras de contenção de encostas em Nova Friburgo, prometidas desde a tragédia de 2011, que deixou mais de 450 mortos na cidade. Agora, a licitação foi suspensa pelo Governo do Rio de Janero e, dez anos depois, o processo terá que recomeçar do zero.


Em Nova Friburgo, 2011 é um ano que não ficou pra trás. As marcas da tragédia que deixou mais de 450 mortos ainda estão por toda a parte. A destruição no bairro Vila Nova logo depois da tempestade de janeiro daquele ano foi desoladora.


Na semana passada, a GloboNews foi ao local pra saber o que mudou em mais de uma década. Nas áreas atingidas pelos deslizamentos, o morro já foi coberto pela vegetação, mas imóveis condenados pela defesa civil não foram demolidos. E os moradores ainda esperam o que foi prometido pelo poder público.

Os auditores do TCU calcularam que parte do projeto do Governo do RJ para o bairro Vila Nova ficou 130% mais cara, ou seja, mais que o dobro do que deveria ser.


O relatório final da auditoria afirma que as estimativas dos preços dessa licitação estão acima dos valores referenciais indicados nos sistemas oficiais do governo federal.

ASSISTA AQUI A REPORTAGEM DA GLOBONEWS: ÍNTEGRA


O TCU também apontou falhas no projeto básico e até no cronograma de execução das obras.
Diante das irregularidades apontadas pela auditoria, a Secretaria estadual de Obras suspendeu o processo de contratação da empresa vencedora da licitação.


OBRA NEM TÃO CEDO


A obra tão esperada pelos moradores não vai começar tão cedo. E não é só o bairro Vila Nova que espera pelas obras de contenção de encostas há mais de uma década.


A auditoria do TCU descobriu que, do que foi prometido para nove regiões de Nova Friburgo com recursos federais, só 12% das obras foram feitas.


O QUE DIZ O GOVERNO DO ESTADO


A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras do rio de janeiro informou que “as obras de drenagem e contenção de encostas no bairro Vila Nova só foram licitadas agora porque dependem da aprovação da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Desenvolvimento Regional.


E acrescentou que a pasta está respondendo aos questionamentos do TCU, e que há diferenças entre apropriação e composição de itens que causaram essa interpretação de sobrepreço.


Segundo a secretaria, todas as obras acordadas com a união foram entregues ou estão em andamento.
A produção da GloboNews também procurou a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Desenvolvimento Regional, citados pela secretaria, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.

FONTE: GLOBONEWS / G1 RIO DE JANEIRO

Compartilhar