ESPÉCIE NÃO ERA VISTA HÁ MAIS DE UM ANO E FOI REGISTRADA NO CAMPING PICO DA CALEDÔNIA, NO ARARATE –
Uma família de passarinhos Tesourinha-da-Mata – espécie que há mais de um ano não era vista – deu o ar da graça no Parque Nacional dos Três Picos, no Rio de Janeiro. Ou melhor, no Camping Pico da Caledônia, conhecido como Ararate – um dos paraísos ecológicos de Nova Friburgo.
O filhote do grupo chegou a se aproximar do guarda-parque do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) Vagner Moraes – e de seu filho – que conseguiu filmar e fotografar o animal. O registro viralizou nas redes sociais e ganhou espaço na coluna de Ancelmo Gois, no Jornal “O Globo”.
A espécie é endêmica da Mata Atlântica, ou seja, só existe na América do Sul. Seu nome científico é Phibalura flavirostris, mas é conhecida como “Tesourinha-da-mata por ter uma cauda em formato de tesoura.
Raramente são localizados e, quando isso acontece, na maioria das vezes estão em locais altos e frios, o que torna ainda mais especial o registro feito no parque do Rio, na altura da cidade de Nova Friburgo.
“Registrar a Tesourinha-da-mata, na área do Parque Estadual dos Três Picos, nos proporciona um momento de êxtase por fazer parte do resultado de um trabalho árduo e diário, em prol da conservação da biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro”, avalia a gestora do Parque Nacional dos três Picos, Maria Alice Pícoli.