MUNICÍPIO FICA 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL DAS 92 CIDADES DO RJ, DE ACORDO COM DADOS DO ISP – INSTITUTO DE SEGURANÇA PÚBLICA –
por SECOM / PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO –
Há tempos Nova Friburgo é (re)conhecida por ser uma cidade tranquila e segura, onde os índices de criminalidade se mantêm sempre baixos, gerando uma sensação de tranquilidade à população e aos turistas que visitam o Município. E isso se deve ao importante e destacado trabalho desenvolvido pelo 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Nova Friburgo e pela 151ª Delegacia de Polícia Civil de Nova Friburgo, que contam com total apoio e parceria da Prefeitura de Nova Friburgo.
De acordo com dados publicados pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ), no segundo semestre de 2022, a cidade alcançou o segundo lugar no que se refere à redução dos índices de criminalidade do Sistema Integrado de Meta.
O comando atual do 11º BPM, sob responsabilidade do tenente-coronel André de Holanda Cavalcante desde setembro de 2021, e a 151 Delegacia de Polícia Civil, chefiada pelo delegado Henrique Pessoa, reduziram ainda mais, por três semestres seguidos, índices que já haviam apresentado queda em outros levantamentos do ISP-RJ.
No comparativo entre os anos de 2021 e 2022, Nova Friburgo apresentou redução nos quatro principais índices de criminalidade. Os crimes de letalidade violenta tiveram redução de 8,3%; roubos de veículo caíram 85,7%; roubos de rua tiveram queda de 26,4%; enquanto roubos de carga permaneceram sem registro nos dois anos.
A título de comparação, no mesmo recorte entre 2021 e 2022, a Região Serrana registrou um aumento de 6,8% nos crimes de letalidade violenta. Quando o assunto é roubo de cargas, a Região Serrana também teve crescimento nos índices. Enquanto foram registrados três crimes do tipo em 2021, foram seis em 2022, realidade bem diferente da vivida em Nova Friburgo.
No comparativo das três principais cidades da região, que inclui Teresópolis e Petrópolis, Nova Friburgo também apresenta estatística positiva, com números mais favoráveis nos índices de remissão da criminalidade, o que consolidada a cidade como um dos municípios mais seguros do Estado do Rio de Janeiro.