EX-JUIZ TEVE MANDATO CASSADO E FICOU INELEGÍVEL POR 5 ANOS, MAS ESTÁ RECORRENDO NA JUSTIÇA –
Cassado? Impedido? Inelegível? Motivo de piada? Parece que nada disso é o suficiente para Wilson Witzel. Ele foi escolhido pelo Partido da Mulher Brasileira, o PMB, como candidato ao governo do Rio de Janeiro para as eleições de 2022.
A convenção foi realizada neste final de semana, e ele concorria internamente contra o coronel reformado da PM Emir Larangeira, que inclusive já aparecia em pesquisas eleitorais, era traço de votos, mas aparecia. A diferença foi de 3 votos favoráveis a Witzel (59 a 56).
Acontece que Witzel está inelegível por 5 anos, já que sofreu impeachment em 2020 – foi substituído pelo atual governador, Cláudio Castro, candidato à reeleição. Além disso, o STF manteve a condenação do ex-governador por crime de responsabilidade em 2021.
Para quem não lembra, o STJ o afastou em agosto de 2020 por suspeitas de corrupção. Ele foi acusado de fraudes na contratação de duas organizações sociais, uma delas, o Iabas, responsável por hospitais de campanha para tratar pacientes de Covid. Em abril de 2021 o Tribunal Especial Misto, formado por membros da Alerj e do Tribunal de Justiça, decidiram, por unanimidade, pelo impeachment de Witzel.
O ex-governador está recorrendo dos processos.