De uma forma geral, a vida vai transcorrendo dentro da normalidade sem que nos apressemos muito até que em determinado momento chega a hora de escolher um caminho, espontaneamente ou compulsoriamente. Outras vezes, estamos bem quietos sem pensar em mudança nenhuma e inesperadamente recebemos uma abordagem convidativa para alterar a nossa opção atual. Há ainda casos radicais de acontecimentos jamais imaginados que vão requerer uma ação imediata. O que tudo isso tem em comum?
Pois bem, em todos esses casos será preciso tomar uma decisão. Boa, má, acertada, errada, pensada, impensada, ponderada, impulsiva, prevista, totalmente imprevista. Na hora será apenas uma escolha, um caminho. Posteriormente, será a somatória das expectativas, frustrações, realizações, adequações, desconfortos. Bem-vindos a grande cerimônia da “Teoria x Prática” que seguimos vivenciando diariamente, ou ainda, nada é bem o que parece ser. Tem hora que nos arrependemos e pronto. Imaginamos de um jeito e rola de outro jeito. Tudo é parte do jogo e caberá a nós saber lidar com esse sentimento fruto da nossa própria decisão.
Sempre haverá decisões mais fáceis e outras mais difíceis. Umas poderão atingir várias pessoas, outras serão bem restritas e talvez até secretas. Umas serão públicas, escancaradas. Outras serão cercadas de pudor e total privacidade. Algumas serão de sua autoria, outras serão fruto da escolha de outrem e vai sobrar para você ter que digerir algum tipo de atropelo, improviso, mágoa ou ressentimento. Decidir pode ser estagnar ou mudar, condenar ou absolver, ir ou ficar. São muitos contextos, muitas situações, muitas variáveis que devem ser levadas em consideração.
No cenário atual, com tantas crises e incertezas, a única aposta viável pode ser decidir não se contaminar com os cenários pessimistas e vislumbrar o próximo passo. O que se pode melhorar? O que se pode transformar? O que se pode fazer para ter mais realização e bem-estar? Todo mundo que vai ficando mais velho diz que autoconhecimento é a chave para tudo. Eu tenho certeza. À medida que nos conhecemos mais e melhor vamos adquirindo segurança para também escolher e decidir com mais convicção. Para todos desejo hoje e sempre ótimas introspecções e sábias decisões.