Estreia esta semana nos cinemas em Nova Friburgo A Menina e o Dragão. Essa é uma animação baseada em um livro infantil de 2003 da autora australiana Carole Wilkinson. A história se passa na China antiga e segue a jovem serva imperial que descobre ter uma conexão mágica com os dragões mantidos para a saúde e prosperidade do imperador. É uma fantasia com muita ação dirigida por Jianping Li e Salvador Simo, tendo sido indicada para Melhor Filme Espanhol no Festival de Cinema Espanhol de Málaga. Visualmente não tem a qualidade das animações de Hollywood, mas consegue chegar a um bom resultado. A produção tem momentos cativantes e carrega as tradicionais mensagens inspiradoras de coragem, lealdade e amizade. É a tradicional jornada do herói. A animação vem sendo criticada por apresentar conceitos falsos de ensinamentos budistas, assim como por conter violência, um exagero ao meu entendimento. É uma bela história que vai agradar as crianças. Vale sim o ingresso e a indicação etária é livre para todas as idades.
Estreia também nesta semana nos cinemas em Nova Friburgo A Substância. “Já sonhou com uma versão melhor de si mesmo? Você. Só que melhor em todos os sentidos. De verdade. Você precisa experimentar este novo produto, A Substância”. Esse é o plot desta produção estrelada por Demi Moore, com as participações de Dennis Quaid e Margaret Qualley. Só para pontuar, a atuação de Demi Moore está sendo considerada por muitos como a melhor de sua carreira. O filme ainda recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2024. Muitos desses méritos vem da cineasta Coralie Fargeat, que credita a David Lynch a inspiração ao capturar a claustrofobia e a ansiedade onipresentes. Fargeat consegue criar tensão e impulsionar a ação sempre em um crescente até um final insano. Existem exageros, principalmente em relação aos personagens masculinos, mas faz parte de um formato que flerta também com o cômico. Violento, impressionante e intenso, é uma obra que merece a atenção pelo conjunto e pelo tema que aborda. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 18 anos.
Outra estreia desta semana em Nova Friburgo é Golpe de Sorte em Paris.Mais um filme do cineasta Woody Allen chega aos cinemas após a ótima recepção no Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde críticos apontaram ser este o melhor filme de Allen em anos. Esse é possivelmente o resultado da dificuldade de Allen em garantir talentos e financiamento nos Estados Unidos o que levou o cineasta para a Europa. O enredo é sobre dois jovens que se reencontram e iniciam um romance, apesar da moça ser casada com um empresário rico, o que detonam uma série de acontecimentos que podem resultar em violência e morte. É o tradicional romance adúltero de Allen, um assassinato premeditado e uma consideração cínica sobre o papel que a sorte desempenha nas relações humanas. No elenco temos Lou de Laâge, Niels Schneider, Melvil Poupaud e Valérie Lemercier entre outros, sempre esbanjando a elegância francesa. É mais uma produção bem executada que Allen já fez diversas vezes antes, com muito jazz e diálogos inteligentes. É difícil separar o autor de seus personagens, existe uma identidade dramática nessa relação e para quem conhece e gosta, é mais um presente na longa cinematografia de Woody Allen. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 12 anos.
A última estreia desta semana em Nova Friburgo é Passagrana. O cinema nacional sempre nos presenteia com boas ideias e esse é mais um desses casos. Dirigido e roteirizado por Ravel Cabral, o filme conta a história de quatro amigos acostumados a dar pequenos golpes, mas após uma ameaça que pode custar suas vidas, precisam levantar uma grana rápido e planejam um assalto ousado usando atores que não sabem que vão participar de um assalto real a um banco. No elenco, temos os ótimos Wesley Guimarães, Elzio Vieira, Juan Queiroz e Wenry Bueno, além das participações de Irene Ravache, Luciana Paes e Caco Ciocler entre outros. É um drama urbano com muito humor e, como sempre, uma pitada de romance. O problema do roteiro está no foco e na construção narrativa que dispersa a ação dramática, conduzindo as sequências de forma apressada e subvertendo a trama. Ainda assim, são muitos acertos quanto ao enredo, elenco e a ótima ideia do roteiro, entregando um filme interessante e divertido. Vale sim o ingresso e a indicação etária é recomendada para maiores de 16 anos.
- Importante destacar que chegaram aos cinemas esta semana dois relançamentos. Batman dirigido por Tim Burton de 1989 com Michael Keaton, Jack Nicholson e Kim Basinger, assim como o mais recente The Batman de 2022. Essa é uma celebração do Batman Day, que marca os 85 anos desde a primeira aparição do Homem-Morcego nos quadrinhos.
Sugestão: A dica desta semana para assistir em casa vai para Guga por Kuerten. Disponível na plataforma da Disney+, esse documentário conta a história de um dos maiores tenistas do Brasil, mostrando o início da sua carreira até a grande conquista do tricampeonato de Roland Garros. Uma lição de vida, superação e determinação. Sempre bom conhecer um pouco mais dos nossos ídolos nacionais.