Filmes da semana de 26/09 a 02/10

28/09/2024 14:19:45
Compartilhar

Estreia esta semana nos cinemas em Nova Friburgo Transformers: O Início. Essa é uma animação de uma das franquias mais exploradas das últimas décadas. Sucesso nos cinemas por conta de Michael Bay, agora chega para renovar o repertório dos robôs, contando uma história de origem. É um retorno às raízes, trazendo um formato mais leve que certamente agradará tanto às crianças quanto aos fãs de longa data. Visualmente, embora apresente algumas limitações e não tenha o mesmo nível de detalhamento de outras animações, o conjunto, incluindo o elenco, supera as expectativas. A narrativa é simplificada, buscando criar identificação com o público e oferecendo toques de humor, especialmente nas aparições de Bumblebee. A animação representa uma renovação da franquia, trazendo uma nova abordagem após a era Michael Bay. Outro ponto interessante é a possibilidade de comparar o conflito em Cybertron com a nossa própria realidade, oferecendo uma crítica social sutil e saindo da abordagem puramente infantil ao introduzir conflitos complexos e suas consequências. Este é um ótimo momento para as animações, que têm surpreendido nos últimos meses. Vale muito o ingresso e a indicação etária é recomendada para maiores de 10 anos. 

Estreia também nesta semana em Nova Friburgo A Forja – O Poder da Transformação. Mais um filme com temática religiosa chega aos cinemas. A trama gira em torno de um jovem perdido, cujo pai o abandonou, e que se vê sem rumo em uma sociedade que valoriza a preguiça e o entretenimento mais do que o trabalho duro e o comportamento ético. Ele é resgatado por um homem religioso que o desafia a se tornar mais através do poder da fé. Esta produção busca ser uma ferramenta para despertar os adolescentes sobre o que Deus espera deles, assim como para mostrar a paz e a força que vêm ao seguir o chamado. O problema é o formato narrativo panfletário de forma exagerada, com diálogos que beiram pregações, além de uma certa superficialidade ao buscar mudanças de comportamento de jovens com meros passatempos fúteis. A mensagem é forte, porém tem um objetivo específico, o que limita o alcance desta produção para os espectadores em geral. A indicação etária é livre para todas as idades.

A última estreia desta semana em Nova Friburgo é Pacto de Redenção. Neste segundo filme dirigido pelo consagrado Michael Keaton, temos a tradicional história de redenção do matador com problemas de saúde que precisa realizar uma última tarefa para se “redimir” de uma vida obscura e condenável. Apesar do ótimo início, a narrativa se perde com o desenrolar dos acontecimentos, principalmente quando as investigações são iniciadas. Há um problema recorrente de perseguir a qualquer custo um objetivo, desconsiderando a lógica, o que afasta a atenção do público e nos faz questionar a história. Outro problema é a direção, que cria lacunas temporais e deixa o desenvolvimento confuso. Embora referências visuais sejam apresentadas, isso pode ter sido um problema na pós-produção. No elenco, além de Michael Keaton, estão James Marsden, Joanna Kulig e Ray McKinnon, além das participações de Al Pacino e Marcia Gay Harden. Parece que Keaton apostou em um bom início e no final, utilizando nomes de peso para atuar no filme, mas esqueceu que precisa de um elo que ligue tudo. É como um sanduíche em que o pão é melhor do que o recheio. Ainda assim, vale o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos.

Sugestão: A dica desta semana para assistir em casa vai para Divertidamente 2. Disponível na plataforma Disney+, essa animação foi um dos maiores sucessos de bilheteria do ano. Inteligente e divertida, a continuação é uma excelente escolha para curtir com toda a família.

Compartilhar