Eu nem sei por onde começar! Quando você se depara com muitas informações num curto período de tempo, o choque é inevitável, mas a reação deve ser imediata. Em tempos onde se ouve a cada instante palavras como volátil, incerto, complexo, ambíguo, rápido e disruptivo, há que se manter firme e concentrado para digerir e agir sobre diversas inquietações provocadas por essas palavras.
A primeira sensação percebida é que você vai precisar mudar o seu mindset, ou seja, aquela mentalidade cheia de predisposições psicológicas sobre determinados pensamentos e comportamentos. Aquele jeito rotineiro de trabalhar e aprender já era. Aquele tempo desperdiçado fazendo coisas aleatórias e sem propósito, também já era. Há uma infinidade de coisas tão legais e significativas, que você vai acabar se perguntando: Por que eu não descobri isso antes? Por que ninguém me falou sobre aquilo também?
O fato é que em tempos de mobilidade e internet em qualquer lugar, basta apenas um smartphone devidamente carregado para você ler conteúdos relevantes, fazer um curso, publicar insights, pesquisar eventos, participar deles, assistir vídeos e séries, ouvir música, pagar contas, chamar um táxi e muito mais. É uma verdadeira enxurrada de opções e um caminho absolutamente sem volta.
Que tal aproveitar a total ausência de fronteiras geográficas permitida pela ubiquidade da internet, e assimilar o que se apresenta de forma nova, inusitada e democrática? Experimentar e pegar no tranco é o que temos para hoje. A partir do momento que ficamos familiarizados, podemos aumentar a complexidade da nova fase. E assim por diante. Sem nem perceber direito, nosso mindset terá se ajustado aos inúmeros estímulos que podemos receber e nosso conhecimento estará muito mais rico e diversificado.