Por um punhado de hortênsias

31/03/2016 12:22:38
Compartilhar

Circula nas tais “redes sociais” (acho tão engraçada, que sinto cócegas sempre que ouço essa expressão na tv) uma linda foto da entrada de Nova Friburgo. Linda, mas linda mesmo, com o caminho repleto de generosas hortênsias azuis em ambos os lados da estrada. E mais: na pequenina faixa de terra entre o asfalto e o canteiro, estende-se um verde gramadinho. Coisa mais linda não há! Mas a foto é fictícia. Um inspirado cidadão resolveu brincar conosco e alterou a fotografia, escrevendo “Bem vindo a Nova Friburgo” na placa na entrada de Gramado-RS.

Os mais antigos se lembrarão de que Friburgo já teve hortênsias ladeando a estrada na chegada. E eram lindas. Aos poucos elas foram minguando, minguando, sumindo. Nas mesmas “redes sociais” consta que o prefeito atual, Sr. Cabral, é finalista ao prêmio Prefeito Empreendedor pelo Sebrae. Sinto cócegas, mas fico muda; a realidade me cala. O Sr. Cabral não vem da zona rural? Vem daí sua opção pelo matagal? Pura rima, leitor, me explico melhor.

É chegar na cidade e olhar. Aqui, ali, em cima, em baixo, no alto: o mato suplanta o asfalto. Uma indecência, um descaso, um coisa descabida. Cada vez que circulo por Friburgo, não consigo deixar de pensar no que deve ser o preguiçoso processo de trabalho do departamento de jardins da prefeitura. Cortam o mato interno do rio a cada quinzena e ponto. Pra mim, a prefeitura mal varre a porta de casa. Inteligente, a cidade? Por causa de câmeras? Me conta piada de verdade, por favor. Desde os últimos acontecimentos do país, resolvi não mais rir de piadas públicas.

Compartilhar