AÇÃO DA SSUBEA, EM PARCERIA COM A 151ª DP, GUARDA MUNICIPAL E BOMBEIROS, FLAGROU CASOS NO PERISSÊ –
Em mais duas duas ações da Subsecretaria Municipal do Bem Estar Animal (Ssubea), dois tutores de cães foram presos em Nova Friburgo acusados de maus-tratos aos animais. O número de tutores presos, agora, subiu para dez em 2024 no município.
As duas ocorrências foram no bairro Perissê, na quinta-feira, 26/12.
O trabalho da Ssubea teve a parceria da Polícia Civil, através da 151a DP, e apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e do 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM).
De acordo com a subsecretária da Ssubea, Elisângela Rodrigues, a primeira prisão foi por descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente a um caso que já era acompanhado pelo órgão. O dono do imóvel tutor mantinha um cachorro sem raça definida (SRD), em torno de 4 anos de idade, em uma casa não habitada e em condição de total abandono. O espaço estava bastante sujo, com forte odor de fezes e urina e o animal, extremamente magro, preso a uma coleira, latindo muito.
“Constatados os crimes de abandono e maus tratos e o descumprimento do TAC, o tutor do animal foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia. O cão foi levado a uma clínica veterinária para receber a devida assistência às custas do tutor e, posteriormente, será disponibilizado para adoção”, diz o informe da Prefeitura.
Na mesma diligência, ainda no bairro Perissê, em uma casa vizinha, foi constatado também que outro animal, um cachorro da raça American Bully de aproximadamente dois anos, estava em situação de sofrimento extremo, desnutrido, extremamente sujo, com problemas de pele e em local sem água e sem comida. Graças à presença da Polícia Civil foi possível configurar o flagrante e o tutor desse animal também foi preso. O cão recebeu a devida assistência, que será custeada pelo tutor, e será disponibilizado para adoção.