Filmes da semana de 18/01 a 24/01

20/01/2024 12:22:42
Compartilhar

Estreia esta semana nos cinemas em Nova Friburgo Segredos de um Escândalo. Baseado em fatos reais, o filme conta a história de uma atriz que para se preparar para um papel que vai interpretar nos cinemas, decide conhecer Gracie Atherton-Yoo e seu marido. Gracie conheceu Joe na escola quando era professora e eles se relacionaram quando o menino estava na 6ª série, o que gerou um escândalo no início dos anos de 1990. O diretor Todd Haynes foi escolhido a dedo e desenvolveu um bom trabalho, principalmente quanto a dinâmicas as atrizes. O roteiro também é bom e consegue trabalhar o suspense e entregar um humor ácido sem jamais subestimar a seriedade do assunto. O ponto forte mesmo desta produção está em dois nomes, Natalie Portman e Julianne Moore. A dinâmica entre elas é ótima e as atuações aprofundam as questões abordadas. Portman interpreta uma atriz que aos poucos vai absorvendo a personalidade da personagem de Moore, em um jogo com cobras e ratos. O ritmo pode desagradar, mas faz parte da narrativa. O filme já ganhou diversos prêmios e foi indicado inclusive para a Palma de Ouro. Forte e desafiador, já ale o ingresso pelas atuações da Natalie Portman e Julianne Moore, todo o resto vem de brinde. A indicação etária é para maiores de 16 anos.  

Outra estreia desta semana nos cinemas em Nova Friburgo é Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo. Das diversas obras que a Turma da Mônica rendeu, um deles foi a Turma da Mônica Jovem lançada em 2008 que apresentava uma releitura dos personagens em versões adolescentes, com uma narrativa que remetem aos mangás japoneses. Esse filme segue essa versão o que pode criar algumas estranhezas, mas também pode aproximar esse universo ao público pré-adolescente. O enredo é genérico, assim como a mensagem. A turma precisa unir forças para salvar o Museu do Limoeiro que será leiloado e nessa aventura, descobrem segredos assustadores do bairro do Limoeiro e se deparam com uma ameaça inesperada. É sempre bom ver essa turminha nos cinemas, mas acredito que essa produção poderia ter entrado direto para uma plataforma de streaming. Primeiro para sentir a aceitação do público e segundo, para divulgar melhor essa releitura antes de chegar aos cinemas que exigem muito mais custos. De qualquer forma, é a Turma da Mônica, mas em uma versão “Malhação” que chega tentando encontrar um caminho, mesmo com uma estratégia equivocada. Ainda assim, vale o ingresso e a indicação etária é para maiores de 10 anos.  

Mais uma estreia desta semana nos cinemas em Nova Friburgo é Meninas Malvadas. Outro remake chega aos cinemas, desta vez de uma comédia de 2004 que vinte anos depois, volta aos cinemas com a mesma história escrita pela ótima Tina Fey, que interpretou a Srta. Norbury na versão vinte anos atrás. A maior diferença é que essa é uma versão voltada para o formato do musical. O enredo é sobre uma menina que se muda para os Estados Unidos depois de viver sua vida na África e nunca ter frequentado um ambiente de uma escola. O que ela descobre, é que aquele lugar é muito mais selvagem do que ela imaginava. É a típica narrativa de aceitação e descobertas, mas com um tom crítico e atual. Apesar do protagonismo da Angourie Rice, quem rouba os olhares é a ótima Reneé Rapp, atris com apenas 24 anos que demonstra um domínio de cena impressionante. Os pontos fortes dessa produção estão no roteiro, nas atuações, nas canções e na direção que fazem bem o que é proposto. Não é à toa que ganhou um remake. Vale sim o ingresso e a indicação etária é para maiores de 12 anos.  

 Estreia também esta semana nos cinemas em Nova Friburgo Sobreviventes – Depois do Terremoto. Essa é uma produção sul-coreana que entrou no circuito mundial e, por mais que o cinema deste país vem apresentando um notável crescimento, não é à toa que teve distribuição no Brasil e chegou a Nova Friburgo. Após um terremoto que devastou Seul, sobreviventes se unem e passam a viver em um prédio que resistiu ao terremoto e aos poucos os problemas vão surgindo e medidas drásticas precisarão ser tomadas. Não é um filme catástrofe, o tema é sobre a convivência em sociedade e como decisões são tomadas tanto para o bem, como para o mal. Serve como uma crítica aos tempos atuais e principalmente ao vizinho, a Coreia do Norte. Dirigido e escrito por Um Tae-hwa, o filme é um suspense que mistura drama e comédia ao expor as mazelas humanas. Em inglês o título é Concrete Utopia, ou seja, utopia de concreto, o que já descreve bem o que esperar. Apesar da resistência natural que muitos tem com produções da Coreia do Sul, tanto pela língua, como pela expressão corporal, vale muito a experiência de assistir um filme fora da caixa para nós brasileiros em um cinema. A indicação etária é para maiores de 16 anos.  

A última estreia desta semana nos cinemas em Nova Friburgo é Mergulho Noturno. Mais uma produção da Blumhouse Productions que apresenta uma boa ideia, mas não consegue desenvolver uma narrativa para sustentar a tensão e medo, apresentando mais do mesmo. O enredo é sobre uma família que ao se mudar para uma casa, percebem algo maligno na piscina, o que vai assombrar a todos. Quando digo que é uma boa ideia, é só nos imaginar em uma piscina com uma entidade sobrenatural. O problema, porém, é o tempo. Apesar de todo o esforço do diretor e roteirista Bryce McGuire, a história não se sustenta durante quase duas horas o que faz tudo ficar arrastado e cheio de explicações na segunda metade do filme, dando a impressão de trash, para uma produção que tenta se levar a sério. Sem qualquer divulgação, a impressão que fica é a de que o filme faz parte de um calendário do estúdio que precisa lançar a qualquer custo um terror no início do ano para abrir a temporada. Ainda assim, tem boas cenas e consegue assustar, apesar da fórmula com jump scare, trilha sonora que só busca aumentar a tensão e personagens genéricos. Ainda assim, vale o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos.  

A dica para assistir em casa esta semana vai para AIR: A História Por Trás do Logo. Disponível na plataforma da Amazon Prime Video, o filme conta a história da contratação do patrocínio do promissor Michael Jordan, na época uma promessa do basquete, o que mudou o formato do negócio e a cultura mundial em torno de um ídolo do esporte. Com Matt Damon, Ben Affleck, Viola Davis, Jason Bateman e Chris Tucker, o filme é uma obra inspiradora sobre o mundo dos negócios. 

Compartilhar