Filmes da semana de 25/01 a 31/01

27/01/2024 13:09:11
Compartilhar

Estreia esta semana nos cinemas em Nova Friburgo Nosso Lar 2: Os Mensageiros. Sequência do filme de 2010 que alcançou enorme sucesso, com mais de quatro milhões de espectadores, chega aos cinemas essa continuação com o grande desafio de pelo menos igualar a marca antecessor, o que vai ser muito difícil afinal, o contexto atual é bem diferente. Acredito que o maior desafio mesmo, é ir além do público espírita e esse, certamente, é o grande problema desta produção. Baseado na obra de Chico Xavier, o filme conta a história de mensageiros que tem a missão de guiar um grupo de pessoas na terra. Wagner de Assis, que escreveu e dirigiu o filme, se inclina para uma narrativa doutrinária mais interessado na panfletagem do que em desenvolver um enredo interessante. A estética zem, torna tudo como uma grande novela de quase duas horas. Para a cereja do bolo que são as atuações nessas produções, com nomes como Edson Celulari, Fábio Lago, Fernanda Rodrigues, Othon Bastos, entre outros, o que temos são personagens com poucas camadas ou restritos pela narrativa. Tudo isso com uma trilha sonora que leva o espectador a entrar em uma atmosfera de lições e conhecimento, sem contribuir de fato para a ação dramática. É uma obra direcionada para quem acredita ou vive o espiritismo sem ir além ou para quem gostou do primeiro filme e ficou com o sentimento de quero mais. A indicação etária é para maiores de 14 anos.

Outra estreia desta semana nos cinemas em Nova Friburgo é Beekeeper – Rede de Vingança. Essa é uma produção que chegou prometendo ser um dos melhores filmes de ação de 2024. A ideia é simples, escalar Jason Statham para que ele faça as coisas impossíveis que sempre fez, com pequenas frases de efeito e um referencial, que nesse caso são as abelhas. O problema é como fazer isso funcionar. Precisa de alguma inovação narrativa para não virar sequências de ação sem sentido, uma produção muito alinhada, principalmente quanto a coreografia e dublês, assim como bons efeitos visuais. O filme até começa bem, mostrando a relação do apicultor com uma senhora que sofre um golpe o que desencadeia uma busca por vingança. Daqui para frente é somente pancadaria, personagens descartáveis e pausas para explicar o que está acontecendo. Salva mesmo a sequência final. Além de Jason Statham, o elenco inlui Josh Hutcherson, Emmy Raver-Lampman, Minnie Driver, Emmy Raver-Lampman e até a participação de Jeremy Irons. Apesar de muitos problemas de produção e de um roteiro engessado com diálogos toscos, o filme cumpre o que promete ao entregar muita ação e até uma boa dose de tensão, podendo até virar uma franquia. Vai agradar aos fãs do gênero e pode ser um bom programa para assistir com bastante pipoca. Vale o ingresso e a indicação etária é para maiores de 18 anos.

Mais uma estreia desta semana nos cinemas é Todos Menos Você. Finalmente uma comédia romântica relevante chega aos cinemas, um gênero que fez muito sucesso nos anos 90, mas que estava esquecido ou malcuidado. Só para dar uma dimensão, o filme já arrecadou mais de US$ 100 milhões nas bilheterias mundiais. Essas produções sempre têm um enredo simples, com um par romântico improvável, mas que aos poucos vão se entendendo. A diferença é como essa história é contada, desde os desafios, até a química entre os atores e as piadas que vão aveludar a narrativa. Nesse caso de Todos Menos Você, tudo isso é muito bem construído. Estrelado por Sydney Sweeney e Glen Powell, o roteiro é inspirado na obra Muito Barulho por Nada de William Shakespeare. Ainda assim, é mais do mesmo, mas bem desenvolvido e pode estar indicando uma tendência do mercado cinematográfico, principalmente após os fracassos que vem acontecendo com outros gêneros. Importante citar a boa direção de Will Gluck que consegue fazer mais do que plano e contra plano, com ângulos e sequências interessantes que acrescento muita para a narrativa. Divertido, sensual e fofo vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 16 anos.

A última estreia desta semana nos cinemas em Nova Friburgo é Príncipe Lu e a Lenda do Dragão. Filme nacional de fantasia com inspiração nas obras de JRR Token, assim como George R.R. Martin trazendo uma temática tradicional de luta do bem contra o mal em um ambiente medieval. Liderado por Luccas Neto, essa é mais uma obra que segue a tendência migratória das plataformas de vídeo para os cinemas, tentando arrastar o público de seguidores ampliando o leque de produções para o audiovisual. É um enredo simplista e voltado para crianças com o mesmo formato que Luccas Neto já vem fazendo, mas com mais recursos e um elenco de peso. Basta citar alguns nomes como Renato Aragão, Cassio Scapin, Zezé Motta, Tadeu Mello e Maurício Mattar, só para dar uma ideia do tamanho desta produção. Pena que o formato é totalmente direcionado para o Luccas Neto fazendo piadas infantis e bobagens de todas as formas sem qualquer preocupação com a dramaturgia, afinal, é assim que ele se comunica com seu público e segue fazendo da mesma forma. Vai agradar as crianças que gostam do youtuber e vale pelas referências e pelas breves, porém significativas participações. A indicação etária é para maiores de 10 anos.

A dica para assistir em casa esta semana vai para Agora Estamos Sozinhos. Disponível na plataforma da Amazon Prime Video, o filme conta o dia a dia de um homem e sua rotina após a aniquilação da raça humana. Com Peter Dinklage, Elle Fanning, Paul Giamatti e Charlotte Gainsbourg é uma produção intimista que busca adentrar nas mazelas humanas em um cenário de devastação e descrença. Pode não agradar a todos, mas vale a reflexão.

Compartilhar